Estiagem no RS reduz safra nacional de grãos

Foto: Diego Vara/Ag. RBS/Folhapress
A Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa está de olho nos indicadores apontados na matéria do Jornal do Comércio, publicada nesta sexta-feira (10), sobre os efeitos da estiagem na economia nacional. Mais uma vez fica evidente a ausência de ações preventivas por parte do governo Tarso Genro. Leia trecho do texto contendo dados relevantes:

Problemas regionalizados como a estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina afetaram a produção das lavouras de soja, milho e trigo. A quebra na produção de milho no Rio Grande do Sul supera os 40% e, em Santa Catarina, 35%. A situação agrícola foi apresentada durante o quinto levantamento da safra 2011/2012 de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira.

De acordo com dados da Superintendência da Conab no Rio Grande do Sul, a produção gaúcha no período deve ficar em 21,7 milhões de toneladas, uma redução de 24,4% em relação ao volume colhido em 2010/2011, que foi de 28,8 milhões de toneladas. As maiores perdas são verificadas nas lavouras de milho, com recuo de 44,8%, passando de 5,7 milhões de toneladas para 3,1 milhões de toneladas. Em seguida aparece a soja, que segundo a Conab, deve apresentar quebra de 28,9%, passando de 11,6 milhões de toneladas produzidas para 8,2 milhões de toneladas. O feijão primeira safra também apresenta prejuízo, com redução de 27,2 no volume produzido, saindo de 94,9 mil toneladas para 69 mil toneladas. Com isso, a expectativa é que o Estado responda por 13,9% da produção nacional de grãos estimada de 157,2 milhões de toneladas.

Jornal do Comércio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental