Raio-X do maior esquema de corrupção da República

José Dirceu, braço direito de Lula
Encerramos a série de posts sobre o escândalo do “Mensalão” do governo Lula fazendo um raio-X do maior esquema de corrupção da história da República. Fizemos um resumo para fixar os principais pontos que serviram de objeto para o processo que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Também procuramos apontar os nomes dos envolvidos no caso. Destacamos, ainda, a conexão gaúcha do “Mensalão” e o destino dos recursos canalizados para o Estado por meio do “Valerioduto”. Confira:

  • O escândalo estourou em 2005, quando o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) chocou o país ao revelar a existência de um sistema de compra de parlamentares para votar matérias de interesse do governo Lula.
  • O “Mensalão” teria sido arquitetado durante as eleições de 2002, que deu a vitória a Lula, e passou a ser executado em 2003.
  • Segundo a denúncia do MP, a quadrilha estava estruturada em três grupos: o núcleo político-partidário (José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno), o publicitário (de Marcos Valério) e o financeiro (bancos BMG, Rural e Banco do Brasil).
  • O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi apontado pelo Ministério Público como “chefe da quadrilha”. Dirceu comandava as operações para financiar acordos políticos com líderes partidários. Jefferson denunciou que o esquema envolvia PP, PL, PMDB, PTB e o próprio PT.
  • As empresas do publicitário Marcos Valério eram a fonte principal do “Mensalão”. As agências arrecadavam milhões de reais em contratos suspeitos com empresas privadas e estatais e repassavam os recursos para os “Mensaleiros”.

NO RIO GRAN DO SUL

  • Os três integrantes do PT-RS foram apontados no esquema do “Mensalão”. São eles: Marcos Fernando Trindade (responsável por transportar o dinheiro), David Stival (ex-presidente do partido) e Marcelino Pedrinho Pies (ex-tesoureiro).
  • Os recursos destinados ao PT gaúcho serviram para pagar dívidas geradas durante a campanha eleitoral de 2002, quando o governador Tarso Genro concorreu pela primeira vez ao Palácio Piratini.

Bancada do PSDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental