O Dia do Meio Ambiente e o Rio Grande do Sul


Leia artigo do deputado Adilson Troca publicado, nesta quarta-feira (5), no Jornal do Comércio. O texto fala sobre desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Troca preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Criado pela ONU em 1972, em encontro destinado a tratar de assuntos ambientais em Estocolmo, o dia 5 de junho passou a ser lembrado anualmente como Dia Mundial do Meio Ambiente. De lá para cá, nosso planeta perdeu 400 milhões de hectares de florestas tropicais para o desmatamento, área equivalente a metade do tamanho do Brasil, conforme aponta a doutora em educação ambiental Suzana Pádua. Neste 2013, precisamos nos perguntar qual o papel do Rio Grande do Sul nesse cenário cada vez menos verde. Nosso Estado enfrenta um momento em que toda sua estrutura pública de regulação e fiscalização ambiental está sendo questionada e posta em xeque.

Escândalos como o da extração clandestina de areia no rio Jacuí somam-se às suspeitas de concessão de licenças ambientais mediante pagamento de propina. Essas situações precisam ser investigadas a fundo e, se confirmadas, punidas de forma exemplar. O já desgastado “desenvolvimento sustentável”, termo que trouxe consigo para a esfera ambiental a questão econômica, acabou por muitas vezes servindo de muleta para justificar agressões à natureza. É sim preciso encarar o meio ambiente como fornecedor maior da vida, não como uma mera fonte de recursos ou como um entrave ao futuro e ao desenvolvimento.

Neste 5 de junho, o mundo pensa o meio ambiente com foco no tema proposto pela ONU: o desperdício e a perda de comida - Pensar. Comer. Conservar. No Rio Grande do Sul, além disso, precisamos rever nossas práticas ambientais como um todo. Não existe caminho fácil ou reposta pronta. O único meio possível nesse ambiente é a dedicação.

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa quer contribuir nesse processo. Estamos permanentemente atentos e abertos para ouvir e construir em conjunto um Estado que nos orgulhe hoje e garanta qualidade de vida às gerações de gaúchos que estão por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental