Representantes do Corpo de Bombeiros propõem alterações na PEC que separa a corporação da Brigada Militar

Crédito da foto: Taís Pereira
O deputado Pedro Pereira, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 225/2013 que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, recebeu nesta quarta-feira (10) o Major Rodrigo Dutra, Coordenador do Núcleo de Oficiais Bombeiros da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, e Ubirajara Ramos, Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Estado (ABERGS). Os representantes do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para promover ajustes no texto da PEC, tendo em vista que buscam a sua desvinculação da Brigada Militar. Entretanto, eles defenderam a permanência do caráter militar da corporação.

Desde a tragédia da boate Kiss em Santa Maria e, mais recentemente, o infortúnio ocorrido no Mercado Público de Porto Alegre, os debates sobre os recursos utilizados pelos bombeiros no combate a incêndios estão cada vez mais em pauta. De acordo com os representantes dos bombeiros, a desvinculação oferece autonomia administrativa e financeira necessária para o aperfeiçoamento da carreira dos integrantes da corporação, além de um volume maior de recursos para investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Pereira se sensibilizou com os pedidos dos bombeiros para elaboração da PEC. O parlamentar conseguiu 32 assinaturas de deputados para protocolar a matéria no Legislativo. A proposta será analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a votação em plenário. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa e virar lei, a PEC precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.

O deputado explicou que a emenda busca reorganizar suas atividades do órgão. "A sociedade tem direito a bombeiros com profissionalismo, autonomia de gestão, equipamentos adequados e carreira própria. O bombeiro precisa encontrar sua identidade, aproximar-se da sociedade,buscando uma consciência e participação solidária na comunidade", concluiu.

Renata Leite

Comentários

  1. Estamos construindo, JUNTOS, soluções para a garantia da adequada proteção contra sinistros em nosso amado Rio Grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental