Representantes do Corpo de Bombeiros propõem alterações na PEC que separa a corporação da Brigada Militar
![]() |
Crédito da foto: Taís Pereira |
Desde a tragédia da boate Kiss em Santa Maria e, mais recentemente, o infortúnio ocorrido no Mercado Público de Porto Alegre, os debates sobre os recursos utilizados pelos bombeiros no combate a incêndios estão cada vez mais em pauta. De acordo com os representantes dos bombeiros, a desvinculação oferece autonomia administrativa e financeira necessária para o aperfeiçoamento da carreira dos integrantes da corporação, além de um volume maior de recursos para investimentos em equipamentos e infraestrutura.
Pereira se sensibilizou com os pedidos dos bombeiros para elaboração da PEC. O parlamentar conseguiu 32 assinaturas de deputados para protocolar a matéria no Legislativo. A proposta será analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a votação em plenário. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa e virar lei, a PEC precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.
O deputado explicou que a emenda busca reorganizar suas atividades do órgão. "A sociedade tem direito a bombeiros com profissionalismo, autonomia de gestão, equipamentos adequados e carreira própria. O bombeiro precisa encontrar sua identidade, aproximar-se da sociedade,buscando uma consciência e participação solidária na comunidade", concluiu.
Renata Leite
Estamos construindo, JUNTOS, soluções para a garantia da adequada proteção contra sinistros em nosso amado Rio Grande!
ResponderExcluir