Pozzobom destaca os benefícios alcançados pelos brasileiros a partir do Real
![]() |
Agência AL/RS |
Pozzobom enfatizou que o processo de estabilidade teve início por meio da articulação do então ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso. "Com o surgimento do Real, criado por iniciativa de Fernando Henrique, derrubamos a inflação e recuperamos o poder de compra do trabalhador, que tinha o seu salário corroído pelo dragão inflacionário. Também retiramos milhões de brasileiros da miséria, criamos os programas sociais e estabelecemos as bases para o desenvolvimento do país", avaliou.
O parlamentar apontou que a estabilidade da economia trouxe maior bem-estar material para os lares brasileiros, o que pode ser comprovado pelo salto da renda familiar per capita, que, entre 1995 e 2000, foi 25% superior à média verificada de 1990 a 1994. Pozzobom ressaltou, ainda, que a queda elevada nos indicadores de extrema pobreza após o surgimento do Real. "O número absoluto caiu 30 milhões para 23 milhões na segunda metade da década de 1990. Em pouco tempo acompanhamos avanços do ponto de vista econômico e social que durante anos almejávamos", explicou.
Segundo Pozzobom, o Real também ofereceu as condições necessárias no âmbito financeiro para o surgimento de programas sociais. "Depois que conquistamos a estabilidade foi possível criar a rede de proteção social durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique. Acompanhamos o surgimento da Bolsa Escola, da Bolsa Alimentação, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Vale Gás. Também vieram a lei dos medicamentos genéricos e o maior programa de combate a AIDS do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde", concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário