Pedro Pereira cobra explicações do governo Dilma sobre irregularidades no Pronaf
![]() |
Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS |
Segundo o deputado, é preocupante os casos de suicídio relacionados ao esquema no Pronaf, conforme aponta a PF. “Isso mostra que os agricultores estão sendo penalizados pela corrupção instalada no programa que deveria dar apoio às famílias e não ser motivo de sofrimento”, lamentou.
A partir de fatos divulgados pela imprensa, Pereira classificou como graves as evidências apontadas pela PF quanto ao repasse irregular de recursos do Pronaf a Associação Santa Cruzense dos Agricultores Camponeses (Aspac). O deputado manifestou preocupação relativa a abrangência do esquema no Estado, sugerindo que os desvios podem estar ocorrendo em outras regiões. “Diante dos fatos, confesso que estou preocupado com os agricultores da minha localidade, Canguçu e região. Será que esse esquema se limita a região de Santa Cruz?”, questionou.
Pereira também cobrou esclarecimento quanto a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário nas irregularidades. “Pelo que saiu na imprensa, agentes políticos interferiam junto ao Ministério a fim de obter a promulgação de decretos para perdão das dívidas de produtores. Queremos esclarecer qual é a relação entre o processo de perdão das dívidas e os supostos desvios no programa”, explicou.
Para o parlamentar, é necessário averiguar a profundidade do esquema, visando o ressarcimento dos prejuízos materiais e morais das famílias dos agricultores lesados. “Vamos cobrar rigor nas investigações”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário