Zilá cobra ação efetiva por parte do poder público na prevenção ao HIV

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A passagem do dia mundial de luta contra a Aids, ocorrido na última segunda-feira (1º), motivou a vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, a usar a tribuna, nesta quarta-feira (3), para falar sobre o avanço do contagio por HIV no Rio Grande do Sul. Zilá afirmou que o aumento dos casos está relacionado a ausência de campanhas de prevenção mais efetivas.

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apresentado pela deputada, entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e maior incidência, sete estão na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Há quase duas décadas que o nosso Estado apresenta as taxas mais elevadas de Aids. Precisamos reverter isso”, enfatizou.

A parlamentar cobrou do poder público maior investimento em ações de prevenção voltadas para todas as faixas etárias de idade. De acordo com Zilá, a incidência de HIV é crescente entre jovens e idosos. “Os dados que foram revelados nesta semana mostram que precisamos reforçar o trabalho de prevenção junto a terceira idade. Sabemos que o número de jovens de 15 a 24 anos com HIV cresceu 32% nos últimos dez anos. Entretanto, também ocorreu um crescimento expressivo entre os idosos”, observou.

Zilá aproveitou a oportunidade para lembrar que foi durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que surgiu o Programa de Prevenção e Controle da Aids no Brasil, garantindo tratamento a todas as pessoas contagiadas, com distribuição gratuita e universal de antirretrovirais e quebra de patente para produção de remédios contra o HIV. “Foi no governo Fernando Henrique que se estabeleceu uma política pública efetiva para conter a Aids. O programa conquistou o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde na época de sua criação”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental