Energia de qualidade para o meio rural está entre as prioridades do governo, diz Lucas Redecker
![]() |
Divulgação |
No entanto, Redecker explicou aos produtores rurais que em razão da situação econômica que o Estado vive, o governo não tem condições de arcar sozinho com este valor. “Estamos elaborando um projeto que será integrado com a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária para buscar um financiamento externo para obtenção dos recursos”, observou. De acordo com o secretário, o governo do Estado pode arcar com até 30% dos recursos necessário para o desenvolvimento do projeto de luz trifásica para as propriedades rurais.
Idealizador do evento, o deputado estadual Adolfo Brito (PP) apresentou um relatório com as ações empreendidas, com a intenção de melhorar a qualidade da energia no meio rural, onde 60% das propriedades são monofásicas e as redes possuem mais de 30 anos de funcionamento. Depois de apresentar depoimentos de diversos produtores rurais que relataram os problemas que enfrentam pelas limitações do serviço que recebem, Brito sugeriu o reforço do Programa Luz Para Todos, do governo federal. Desde 2003, a iniciativa atende o meio rural com a substituição das redes monofásicas pelas bifásicas ou trifásicas.
Por meio do Programa Energia, Qualidade que o Brasil Precisa, para renovar e melhorar a situação atual, o deputado propôs investimentos com a utilização de 50% de recursos da União, por meio do fundo energético, 30% das empresas distribuidoras de energia, 5% do Estado e 15% dos produtores. A Bancada do PSDB foi representada durante o seminário pela deputada Zilá Breitenbach.
Texto: Pedro Barbosa (Jornalista - MTE 15822)
Comentários
Postar um comentário