Zilá defende maior apoio da sociedade para promover a presença feminina na vida pública
![]() |
Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS |
Zilá afirmou que a data serve para traçar novos desafios. “Além de comemorar conquistas, devemos aproveitar o Dia Internacional da Mulher para reunir forças visando novos desafios”, defendeu. A parlamentar enfatizou que para ocupar os espaços não basta apenas ser mulher, tem que haver qualificação. “Devemos trabalhar na busca por políticas públicas que assegurem acesso à educação de qualidade. Somente assim teremos mulheres preparadas para assumir postos de relevância na sociedade”, observou.
A deputada disse, ainda, que a política partidária está carecendo de mulheres. “Precisamos do apoio da sociedade para elevar a presença feminina na vida pública. Não basta termos cotas para disputarmos as eleições. Os partidos devem oferecer mais suporte às candidatas para haver maior participação da mulher na Câmara Federal, no Senado, nas Assembleias Legislativas, nos governos estaduais, nas Câmaras de Vereadores e nas prefeituras”, concluiu.
Mulher na política
Dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres. Dos 81 senadores, 11 são do sexo feminino. Dos 27 governadores, apenas Roraima é governado por uma mulher (Sueli Campos, PP). Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul há 55 cadeiras. As mulheres ocupam somente nove.
No último pleito eleitoral (2014), 6.245 mulheres foram consideradas aptas pela Justiça Eleitoral a concorrer aos cargos em disputa. Esse total representou um aumento de 71% em relação a eleição anterior (2010).
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário