Zilá Breitenbach destaca o incentivo do Estado na geração de energias limpas e renováveis
![]() |
Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS |
Zilá falou sobre o Decreto 52.964, do governo do Estado, em vigor desde 1º de junho, que beneficia os gaúchos com a isenção do ICMS sobre a míni e a microgeração de energias limpas e renováveis para o consumo próprio. “Com a medida, o governo pretende estimular o uso em maior escala da chamada energia fotovoltaica (solar)”, explicou.
A deputada disse, ainda, que a medida torna o uso de energias limpas e renováveis financeiramente viáveis. “O incentivo ao uso dessas fontes é uma das prioridades do secretário Lucas Redecker à frente da Secretaria de Minas e Energia. Com isso, o nosso Estado segue uma tendência mundial de ampliação da sua matriz energética, a partir de fontes renováveis”, observou.
Durante sua manifestação, Zilá também elencou outras ações que vêm sendo implementadas pela SME. “Estamos acompanhando diversas ações no âmbito da geração de energia. O governo está trabalhando na criação de políticas públicas que possibilitem a atração de fabricantes de equipamentos ligados ao setor de energias renováveis. Também está sendo elaborado um atlas solar para apontar os locais no Estado mais propícios para esse tipo de geração”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário