Vitórias de Marchezan e Pozzobom consagram o PSDB no Rio Grande do Sul, avaliam deputados tucanos
![]() |
Divulgação |
Para o líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, a partir de agora aumenta a responsabilidade do PSDB junto à população. “Vamos governar um número grande de gaúchos, o desafio será imenso e não podemos decepcionar. As prefeituras enfrentam dificuldades gigantescas e teremos que trabalhar incessantemente para superar todas as limitações”, avaliou.
A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, ressaltou que o partido deve corresponder aos aceitos da sociedade e imprimir nas administrações municipais práticas que contemplam responsabilidade fiscal, capacidade técnica, boa articulação política, gestão de resultados e transparência. “Devemos retribuir o voto de confiança dado pela população, oferecendo uma gestão qualificada e comprometida com tudo que sempre defendemos”, afirmou.
O vice-presidente do Parlamento, deputado Adilson Troca, demonstrou confiança nos futuros gestores tucanos. “Apresentamos o melhor projeto de desenvolvimento para os municípios. Temos condições de realizar grandes administrações. O PSDB tem boas experiências na gestão pública e muita capacidade de diálogo para implementar novas ideias”, concluiu.
RESULTADO DO SEGUNDO TURNO
Pela primeira vez desde a sua fundação, o PSDB vai governar Porto Alegre. Marchezan se elegeu com 60,5% dos votos válidos, superando o adversário Sebastião Melo (PMDB), que obteve 39,5%. O tucano teve 402,1 mil votos, contra 262,6 mil do peemedebista. A conquista eleitoral foi intensamente comemorada por apoiadores e militantes.
Pozzobom venceu o pleito mais acirrado do país no segundo turno. A vitória foi por apenas 226 votos de vantagem sobre o ex-prefeito e deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). O tucano recebeu 73.003 votos (50,08% dos válidos), e Valdeci teve 72.777 (49,92% dos válidos). A eleição registrou ainda 5.470 votos brancos e 6.731 votos nulos. Outros 45.062 eleitores não compareceram às urnas (22,19% do total de votos).
Com as vitórias em Santa Maria e Porto Alegre, o PSDB passará a governar, a partir de janeiro de 2017, 28 cidades no Estado. Os tucanos irão administrar três dos cinco municípios mais populosos (Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria).
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário