Ampliação da geração de energia no RS depende da finalização das obras das linhas de transmissão da Eletrosul, diz Redecker
![]() |
Agência AL/RS |
Zero Hora
Com as altas temperaturas do verão, aumenta o consumo de energia elétrica, especialmente devido ao uso de aparelhos de ar-condicionado. Essa elevação provoca o temor de ocorrência de apagões ocasionados por sobrecarga na rede de energia. Ao que tudo indica, no entanto, a má fase da economia pode salvar o Rio Grande do Sul momentaneamente de apagões.
Segundo o deputado Lucas Redecker, ex-secretário estadual de Minas e Energia do Estado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) garante que o sistema está seguro por dois anos. Porém, ele entende que o ONS tem que avaliar quais são as medidas necessárias para ampliação de linhas e subestações. Deve continuar investindo mesmo com a retração econômica, para garantir a estrutura.
Para Redecker, uma das principais questões a resolver é encaminhar licenciamento ambiental de forma mais rápida. "Devemos estar atentos para que não atrase obras, para que não tenhamos problemas. A ampliação da geração de energia no RS depende da finalização das obras das linhas de transmissão da Eletrosul, o que garante a capacidade de escoamento para o futuro", concluiu.
Comentários
Postar um comentário