PSDB gaúcho reúne pré-candidatos em encontro de formação na Assembleia Legislativa
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Crédito da foto: Luís Gustavo Machado | Bancada PSDB |
O tema uso das mídias sociais no processo eleitoral foi abordado por Rafael Bandeira, que atuou na campanha do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, em 2016. Bandeira indicou fontes de conteúdo, contextualizou e destacou a importância da internet numa campanha política. Na sequência, Alberto Tomasi complementou falando sobre questões estruturais, características das redes e dinâmicas operacionais das principais mídias sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter.
A prestação de contas dos candidatos, sistema de arrecadação por meio de “vaquinhas virtuais” e autofinanciamento das campanhas estavam entre os tópicos expostos pelo palestrante Guilherme Anderson Sturm. Formas de financiamento, abertura de contas de campanha, dinâmicas de captação de recursos via sistema bancário e internet também foram destacados por Sturm. O processo de arrecadação por via online oferece vantagens financeiras em termos de economia ao candidato, segundo o palestrante.
Legislação e contexto político
O palestrante Caetano Cuervo Lo Pumo apontou as especificidades relativas à Lei da Ficha Limpa. “O pré-candidato deve estar atento aos dispositivos, os acréscimos e as alterações na lei”, alertou. Lo Pumo abordou o tema legislação eleitoral. Ele chamou atenção para o processo de registros de candidaturas, destacando prazos e documentação solicitada pela Justiça Eleitoral. Lo Pumo expôs exemplos e indicou ações possíveis de realização por parte do pré-candidato. “Evitar divulgar número, cargo que buscam, ‘vote em mim’, entre outras coisas”, salientou.
O comportamento do eleitor foi apresentado pela palestrante Elis Radmann. Ela falou sobre a tendência, os traços comportamentais e o ambiente social atual. Segundo Elis, 84% dos gaúchos estão conectados. Ela também indicou dados que caracterizam o pensamento atual da população do nosso Estado e no país. De acordo com informações expostas pela palestrante, o cidadão não deposita plena confiança no político, mas delega a ele a responsabilidade na resolução de seus problemas.
Elis disse ainda que o candidato deve ficar atento a três conceitos fundamentais “Empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro; Verdade, apresentar ações reais; e Simplicidade, proximidade ao eleitor em gestões e linguagem. Concatenar pensamento analógico, com digital, articulando a vivência das gerações mais experientes, com as práticas da nova geração é importante diante da conjuntura atual, conforme Elis.
Antes de encerrar, o presidente estadual do PSDB, Eduardo Leite, falou sobre questões programáticas e cenário político no Estado. O líder da bancada tucana, Lucas Redecker, avaliou positivamente o encontro. Redecker salientou que o evento foi fundamental para preparar os tucanos, dando subsídios no uso de ferramentas de comunicação, arrecadação, prestação de contas e legislação.
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Crédito da foto: Eduardo Beleske |
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
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