Programa proposto por Zilá Breitenbach incentiva uso do biogás no Rio Grande do Sul
![]() |
Agência AL/RS |
Segundo a deputada, na proposta consta a abertura de linhas de financiamento específicas e incentivo quanto ao ICMS para quem busca investir no desenvolvimento de biodigestores. Zilá explica que o programa deve ser construído em conjunto com as contribuições do Executivo Estadual. “A meta é colocar a biodigestão como um fator de desenvolvimento econômico”, enfatizou.
Para a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e secretária do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, o Estado conta com uma produção de suínos, aves e gado leiteiro significativa, o que proporciona uma enorme quantidade de dejetos, que acabam contribuindo para a poluição ambiental. De acordo com Pellini, investir em biodigestão representa uma solução para esse problema.
Zilá explicou, ainda, que o governo do Estado possui a compreensão de que, para superar os desafios enfrentados por vários municípios no âmbito da economia, é preciso tornar a produção do biogás algo acessível para o pequeno agricultor. A parlamentar salientou que é preciso também disseminar o conceito de preservação do solo e da água juntamente com a promoção dos biodigestores. “Estamos trabalhando em algo que favorece o desenvolvimento econômico e a preservação de recursos naturais”, concluiu. O governo deve encaminhar o assunto nos próximos meses, movimentando áreas afins, como Meio Ambiente e Minas e Energia.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário