Viana presta homenagem à UFPel pela passagem de seus 50 anos de existência
![]() |
Crédito da foto: Celso Bender | Agência AL/RS |
Para comprovar a importância da instituição, o parlamentar citou o Centro de Pesquisas Epidemiológicas, referência mundial em saúde pública. “Foi pelo trabalho iniciado com os médicos e pesquisadores César Victora e Fernando Barros, no distante ano de 1982, que novos protocolos em saúde ganharam o mundo. As curvas de crescimento infantil, pensadas a partir de Pelotas, são utilizadas como padrão para medir o desenvolvimento de crianças tanto nos Estados Unidos quanto no Camboja”, revelou.
Estudos do Centro de Pesquisas Epidemiológicas comprovaram também a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Dados científicos apontaram, no maior estudo mundial sobre o tema, que a amamentação pode evitar mais de 800 mil mortes por ano de crianças menores de dois anos.
O tucano fez referência também à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a mais antiga do país em funcionamento, que se notabilizou pelos estudos sobre parabolização de arroz, secagem e armazenamento de grãos, e à Faculdade de Direito, que reuniu em seu corpo docente nomes como Alberto Ruffino, Alcides de Mendonça Lima, Aldyr Garcia Schlee, Rosah Russomano, Mozart Victor Russomano e Gilda Corrêa Meyer Russomano, única presidente mulher da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura, em Pelotas, também foi mencionado pelo orador. Viana afirmou que a instituição recebe o apoio da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade de Minho, de Portugal, no trabalho de intervenção precoce na vida das crianças com autismo.
Viana afirmou ainda que a UFPel é uma formadora de lideranças. Citou o governador Eduardo Leite, que se formou em Direito na instituição, a atual prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, também é egressa da universidade, e os deputados Fernando Marroni (PT), que é servidor da universidade, Pedro Pereira (PSDB), que se formou em Medicina, Luiz Marenco (PDT), egresso do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, vinculado à UFPel, e Zé Nunes (PT), que se formou em Agronomia e morou na Casa do Estudante da UFPel, que, na atual gestão, ganhou um espaço novo com capacidade para 300 estudantes... Leia mais
Comentários
Postar um comentário