Deputados do PSDB destacam ações estratégicas para alavancar plano estruturante da Segurança Pública do RS
![]() |
Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS |
Os deputados destacaram que o RS Seguro, lançado por Leite no começo da gestão, tem mostrado que o combate à violência e ao crime organizado no Estado precisa seguir três premissas: integração, inteligência e investimento qualificado. De acordo com os tucanos, o balanço da primeira metade do ano realçou o êxito do RS Seguro ao estabelecer quatro eixos de atuação. “Devemos combater o crime, promover políticas sociais de prevenção, oferecer melhor atendimento ao cidadão e fortalecer o sistema prisional”, avaliou o líder da Bancada do PSDB, deputado Mateus Wesp.
Recentemente, o governo Eduardo Leite apresentou um plano de distribuição dos cerca de 2 mil novos policiais militares, que irá reforçar a Brigada a partir deste mês. A medida vai garantir um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios gaúchos, além do policiamento 24 horas em rodovias estaduais.
A estratégia de distribuição coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos e as unidades com maior impacto regional, visando otimizar o aproveitamento do reforço.
Hoje, o Estado tem 18 municípios com apenas dois policiais militares, 67 com efetivo de três brigadianos e 68 com quatro servidores. Com a distribuição apresentada por Leite, 153 municípios serão comtemplados com 256 novos PMs, aumentando o policiamento nas cidades menores.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – TEM 15280)
Comentários
Postar um comentário