Comissão presidida por Zilá manteve atuação e diálogo permanente em ano de pandemia
![]() |
Agência AL/RS |
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve em diversas reuniões virtuais para prestar contas das ações do Estado e responder a questionamentos dos deputados. Conforme a secretária, mesmo no período mais crítico da pandemia, nenhum cidadão ficou sem leito em hospital. Também a então secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, participou de várias videoconferências com os deputados para explicar o modelo de distanciamento controlado adotado pelo governo Eduardo Leite.
A desatenção a outras doenças que não a Covid-19 foi também uma preocupação dos parlamentares, segundo explicou Zilá. "O tema esteve em discussão em pelo menos três oportunidades, quando médicos e gestores de saúde alertaram para a redução expressiva nos exames e atendimentos nas áreas de oncologia e doenças crônicas", lembrou.
Outros temas abordados pela Comissão foram: a importância dos testes genéticos para o diagnóstico do câncer de mama; a situação dos trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF); a angústia da comunidade escolar com a iminência da volta às aulas presenciais; o impacto da reforma tributária no preço dos medicamentos; e agressões contra profissionais da saúde.
Com informações da Agência de Notícias da AL/RS.
Comentários
Postar um comentário