Deputada aponta oportunidade de renda aos agricultores após aprovação da política estadual pró-etanol
![]() |
Crédito da foto: Joel Vagas | Agência AL/RS |
Para a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), a aprovação, nesta semana, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei (PL) 292/2020, do governo Eduardo Leite, vai beneficiar várias regiões rurais do Estado, através da rotatividade das culturas e melhor ocupação do solo. A matéria institui a Política Estadual de Estímulo à Produção de Etanol e cria o Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol/RS).
Segundo Zilá, o Rio Grande do Sul já atua fortemente na produção de biocombustível, em especial o biodiesel, com nove agroindústrias produzindo esse produto a partir da soja e da canola. Entretanto, a produção de etanol a partir da cana é inexpressiva (0,3% da demanda), sendo toda a produção proveniente de uma única destilaria localizada no município de Porto Xavier.
De acordo com a deputada, o estabelecimento de política estadual e a criação de um programa especifico contemplando a cadeia produtiva do etanol vai estimular a demanda pela produção em diferentes regiões. “A política estadual e o Pró-Etanol/RS vão oferecer incentivos fiscais, favorecendo a rotatividade das culturas no campo e o aproveitamento do solo, gerando mais uma oportunidade de renda aos agricultores gaúchos”, destacou.
Zilá preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia e atua no debate público sobre energias renováveis por meio da Frente Parlamentar em Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores, comandada por ela.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário