Avança na Assembleia projeto de lei de Rodrigo Maroni que cria Delegacia Eletrônica de Proteção Animal

Em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (5), foi aprovado parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 21/2021, de autoria do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), que institui no âmbito do Estado a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). A matéria segue agora para análise em comissão de mérito antes de avançar para votação em plenário.

De acordo com a proposição de Maroni, a Secretaria Estadual da Segurança Pública deverá criar um acesso, no portal da Delegacia Eletrônica, para apresentação de registro de ocorrência de fato tipificado como infração penal envolvendo animais. Segundo o texto do projeto, o denunciante terá que fornecer seus dados pessoais, facultada a opção de sigilo.

Para o deputado, a ferramenta irá facilitar as denúncias e investigações de crimes contra animais. “Queremos combater ações criminosas como: tráfico, comércio, criadores clandestinos, abatedouros ilegais, empresas/laboratórios que fazem testes, espancamento, abandono, atropelamento, negligência e envenenamento, bem como todo e qualquer fato previsto em lei e tipificado como crime”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: André Lisbôa | Agência AL/RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato