Proposta da Delegada Nadine, que beneficia mulheres com alto risco de câncer de mama, é aprovado na CCJ

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei  (PL) 370/2023, da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), que dispõe sobre a garantia de exames genéticos e procedimentos de saúde para mulheres de alto risco de câncer de mama e ovário no Rio Grande do Sul.

“Um dos principais indicadores de morbidade e mortalidade no Estado em relação às mulheres é justamente o câncer de mama e o câncer de ovário. Esse projeto vai transformar a vida das mulheres. A gente vai salvar muitas vidas, vai se prevenir, vai adiantar todo o tratamento e com isso trazer mais saúde para o Rio Grande do Sul”, destacou a deputada. 

O projeto, que agora segue para a Comissão de Saúde, prevê que as unidades públicas ou conveniadas integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado sejam  obrigadas a realizar, de forma gratuita, exames genéticos para pesquisa de mutação em genes relacionados a câncer de mama e ovário, para mulheres consideradas de alto risco para o desenvolvimento dessas doenças.

Texto: Luciana Mismas (Jornalista - MTE 9803)

Foto: Grégori Bertó

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental