Líder da Bancada do PSDB diz que fundo financeiro é importante para a reestruturação do RS
Além das ações de curto, médio e longo prazo visando à reconstrução e à potencialização de projetos de recuperação do Estado, previstas no “Plano Rio Grande”, aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa, o líder da Bancada do PSDB, deputado estadual Professor Bonatto, avaliou a criação do fundo que vai financiar o plano. De acordo com o parlamentar tucano, a iniciativa é fundamental para centralizar e angariar recursos destinados ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos eventos climáticos.
“Neste momento, nosso compromisso, esforço e trabalho estão concentrados em cuidar das pessoas atingidas pelas enchentes, além de fortalecer e apoiar as empresas, empreendedores e produtores rurais que também foram brutalmente impactados pela tragédia climática”, ressaltou o líder tucano.
O Fundo do “Plano Rio Grande” (FUNRIGS) será gerido por um conselho consultivo e fiscalizador, composto por representantes do governo, universidades, entidades empresariais, centrais sindicais, ambientalistas, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Assembleia e a Associação Riograndense de Imprensa. Esse conselho ajudará na destinação e fiscalização das verbas do plano.
O FUNRIGS vai reunir recursos que não serão pagos ao governo federal nos próximos três anos, em decorrência da suspensão da dívida com a União, assim como verbas do Tesouro do Estado, emendas parlamentares, doações e outros recursos orçamentários específicos. Também são esperados montantes de operações de crédito, amortizações de financiamentos, recursos oriundos da alienação de bens imóveis, verbas do Programa de Reforma do Estado e saldos de orçamentos anteriores.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Foto: Agência AL/RS
Comentários
Postar um comentário