Programa proposto pela Delegada Nadine para prevenir reincidência de violência contra a mulher avança no Parlamento

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (28), o projeto de lei da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) que institui o Programa Estadual de Linha de Conversa com Homens – Linha Calma. A proposta, inspirada em iniciativa que reduziu feminicídios em Bogotá, prevê a criação de um serviço gratuito de escuta e orientação psicossocial para homens que enfrentam dificuldades em lidar com emoções, conflitos familiares e comportamentos machistas. Agora a proposição segue para uma comissão de mérito antes de apreciação em plenário. 

De acordo com a deputada, a medida busca atuar na prevenção da violência doméstica e de gênero, oferecendo atendimento sigiloso, 24 horas por dia, via telefone 0800, aplicativo e plataforma digital, com profissionais das áreas de psicologia, assistência social e direitos humanos. “O enfrentamento à violência contra a mulher precisa ser integral. A Linha Calma atua na raiz do problema, buscando transformar padrões culturais e comportamentais”, ressaltou. 

Com mais de 20 anos de atuação na Polícia Civil, Delegada Nadine afirma que muitos homens ainda evitam buscar ajuda por medo de demonstrar fragilidade. O programa também prevê encaminhamentos a serviços psicológicos, jurídicos ou sociais e a formação de parcerias com universidades e entidades da sociedade civil. 

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280) 

Fotos: Marcelo Oliveira | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental