Tucanos avaliam postura petista diante da lei do piso

A polêmica aberta na semana passada a partir das declarações do secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, sobre as dificuldades que o governo do PT enfrenta para pagar o valor do piso nacional do magistério, está sendo amplamente analisada no blog Tucanos da Educação (http://www.tucanoseducacao.blogspot.blogspot.com/). A ex-secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, tem enfatizado as razões que impedem a gestão petista de cumprir uma promessa de campanha feita por Tarso Genro em 2010.

Entre os pontos questionáveis na postura da administração petista está a busca pela mudança na Lei do Piso. Curiosamente, Tarso propõe agora, na posição de governador do Estado, a alteração na legislação que ajudou a conceber, quando era ministro da Educação do governo Lula. Além de analisar a postura contraditória do chefe do executivo estadual, Mariza Abreu aponta também a necessidade de uma reforma no plano de carreira dos professores, visando uma mudança na estrutura de remuneração do magistério.

Todas as questões levantadas pelo governo petista neste momento respaldam os argumentos e as ações desencadeadas pela ex-governadora Yeda Crusius na busca pela viabilização do piso no Estado. Lamentavelmente, durante a gestão tucana no Palácio Piratini, o PT sempre atuou na oposição de forma irresponsável mesmo diante das evidências que impediam o governo de cumprir a lei.

Luís Gustavo Machado – Jornalista (DRT/RS 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental