Aprovado relatório da CPI do Arroz

Crédito da foto: Marcos Eifler | Agência AL/RS
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Arroz, presidida pelo deputado Jorge Pozzobom, na Assembleia Legislativa, chegou ao seu momento mais esperado nesta quarta-feira (23). Por unanimidade, foi aprovado o relatório final da CPI apresentado pelo deputado Marlon Santos (PDT). Entre os encaminhamentos estão a necessidade da adoção de medidas, por parte dos governos Federal e Estadual, para tornar a produção gaúcha mais competitiva. Atualmente, o Estado é responsável por aproximadamente 65% do total de grãos do país.

O relatório prevê, ainda, o envio de queixa-crime ao Ministério Público contra bancos que praticam a chamada “reciprocidade” ao oferecer empréstimos aos produtores. O texto também aponta o indiciamento judicial do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no biênio 2009/2010, Dirceu Raposo de Mello, e do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas, Jairton Krüger Russo.

Segundo Pozzobom, o relatório será enviado ao Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, indicando a necessidade de ampliar a efetividade das barreiras fitossanitárias “Amostras da Anvisa indicam resíduos de agrotóxicos não registrados e com potencial cancerígeno”, alertou. Para o deputado, o texto final da comissão também poderá orientar o Ministério quanto a adoção de políticas de preço mínimo ao produtor, beneficiando o setor produtivo gaúcho. O relatório segue para votação em plenário dentro de 15 dias... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental