Nova edição do informativo da bancada destaca as principais ações do PSDB no primeiro semestre
![]() |
Divulgação |
Ficha Limpa RS
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 249/2012, “Ficha Limpa RS”, de autoria da deputada Zilá Breitenbach, foi aprovado na Assembleia. A iniciativa proíbe que pessoas inelegíveis ocupem cargos efetivos, em comissão ou função gratificada nos órgãos estaduais. A proposta foi criada a partir da Lei Federal da Ficha Limpa, que veda candidaturas de pessoas com condenação transitada em julgado ou por decisão de órgão colegiado.
Pacto gaúcho pela Segurança Pública
O deputado Jorge Pozzobom criou a Frente Parlamentar da Segurança Pública, para sistematizar propostas dirigidas à qualificação e ao aprimoramento de ações de Segurança. Ele está atuando na elaboração de um “Mapa do Crime”, a partir da análise de dados da violência. A Frente está estabelecendo diretrizes para a criação de planos municipais de Segurança. Também está aprofundando o debate sobre a extinção do regime prisional semiaberto. Pozzobom defende alternativas para a nomeação dos 2 mil novos soldados da Brigada e 650 agentes da Polícia Civil, aprovados em concurso público.
Hidrovias e portos
A Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval, presidida pelo deputado Adilson Troca, está direcionada na ampliação do debate sobre o investimento no sistema hidroviário do Estado. Conforme o deputado, as hidrovias devem ser exploradas da mesma forma como ocorre em países desenvolvidos. Além disso, o parlamentar defende a revitalização dos portos.
Denúncia
O deputado Pedro Pereira denunciou, em abril, a publicidade indevida impressa no boleto do IPTU do município de São Lourenço do Sul. O parlamentar mostrou a capa do carnê, distribuído à população em março, onde a prefeitura divulgou fotos de obras da cidade e os nomes dos parlamentares autores das emendas parlamentares que viabilizaram as construções. Pereira lamentou a conduta do prefeito Daniel Raupp, do PT, mesma sigla dos deputados federais Henrique Fontana e Maria do Rosário, citados no documento do IPTU. O parlamentar tucano lembrou que Raupp é ligado ao deputado estadual petista Zé Nunes.
Energias renováveis
Em 1º de junho deste ano entrou em vigor o decreto de número 52.964/2016, do governo do Rio Grande do Sul, que beneficia os gaúchos com a isenção de impostos sobre a mini e a microgeração de energia limpa e renovável para consumo próprio. O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, explicou que o decreto fará com que a geração de energia limpa e renovável se torne financeiramente viável e ganhe forte impulso no Estado.
Material à disposição
O informativo impresso está disponível na sala da liderança da Bancada do PSDB, no primeiro andar da Assembleia. O material ficará à disposição nos gabinetes dos parlamentares tucanos e será distribuído pelo correio nos próximos dias. O jornal pode ser acessado no formato digital no blog www.bancadapsdbrs.blogspot.com, menu Publicações.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário