Para Zilá, o RS precisa renegociar dívida e buscar ajuste fiscal

Foto: Galileu Oldenburg | Agência ALRS
Foi aprovado nesta terça-feira (4) o Relatório Final da Comissão Especial para Analisar a Dívida do RS com a União, da Assembleia Legislativa. O texto é resultado de seminários, visitas técnicas e diversas reuniões ordinárias e audiências públicas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Ijuí.

Em síntese, o documento final da Comissão propõe que o Congresso Nacional altere o Art. 35 da Lei de Responsabilidade Fiscal, dando assim condições legais para a renegociação das dívidas dos Estados. Também foi sugerido a repactuação da dívida contratual com a União, que representa 91% do total da dívida do Estado.

A deputada Zilá Breitenbach, integrante da Comissão, ressaltou que é necessário que o Estado repactue a sua dívida com a União, com taxas de juros menores, trocando dinheiro caro por dinheiro barato. “Além disso, é preciso sobretudo que o governo persevere no equilíbrio fiscal, senão não adianta nada”, concluiu.

A parlamentar lembra ainda que por conta da reestruturação da dívida extra limite, em 2008, na operação de US$ 1,1 bilhão com o Banco Mundial, a economia gerada já atingiu a R$ 547 milhões, conforme dados publicados pela Secretaria da Fazenda Estadual.

Bancada do PSDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental