Dirceu cumprirá punição em regime fechado


Zero Hora.com

Símbolos da antiga cúpula petista, responsável por levar o partido ao poder, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares receberam ontem (12) do Supremo Tribunal Federal (STF) penas que, somadas, chegam a 26 anos e 8 meses pelos crimes cometidos no mensalão. Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, considerado o chefe do esquema, recebeu a punição mais dura: 10 anos e 10 meses de prisão. Com isso, teve a chance de voltar às disputas eleitorais praticamente sepultada. Com base na Lei da Ficha Limpa, ele deverá ficar inelegível até 2031 ou 2032 (dependendo da data de publicação do acórdão), quando terá mais de 80 anos.

Além do período afastado de cargos eletivos, Dirceu, assim como Delúbio, deverá começar a cumprir a pena em regime inicialmente fechado, já que a punição supera os oito anos de prisão, como prevê o Código Penal. Genoino poderá ficar no regime semiaberto, decisão a ser tomada pelos ministros ao final do cálculo das penas, que podem passar por ajustes até o final do julgamento.

Até o momento, o STF definiu as penas dos núcleos político e operacional do mensalão. No entanto, os réus só deverão começar a cumprir as punições no próximo ano. Ministros, advogados de defesa e professores de Direito estimam que as prisões ficarão para início do segundo semestre de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato