PSDB lembra os 20 anos da passagem de Fernando Henrique pelo Ministério da Fazenda
![]() |
Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS |
Zilá destacou que no dia 19 de maio de 1993, Fernando Henrique iniciou o processo que resultou na maior revolução econômica vivida pelo país. “Foi neste momento que o Plano Real começou a ser gestado”, pontuou.
A deputada destacou pontos da trajetória percorrida pela equipe liderada por Fernando Henrique. Zilá citou a utilização da Unidade Real de Valor (URV), que promoveu uma desindexação geral da economia, e a criação do Fundo Social de Emergência (FSE), considerado essencial para o êxito do plano. “Por meio da Emenda Constitucional nº10, que criou o FSE, ficou estabelecida a desvinculação de verbas do orçamento da União, direcionando esses recursos para o fundo, que daria ao governo margem para remanejar ou cortar gastos supérfluos. Os gastos do governo contribuíam com a hiperinflação da época, uma vez que a máquina do Estado brasileiro era grande, dispendiosa e ávida por mais recursos”, salientou.
Zilá explicou que a inflação acumulada até 1º de julho de 1994, quando o Real foi lançado, era de 815,6%. Depois disso, a primeira inflação registrada sob efeito da nova moeda foi de 6,08%, mínima recorde em muitos anos.

A Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa preparou um material resgatando a história do Real. Clique na imagem ao lado para ampliá-la.
Luís Gustavo Machado – Jornalista MTb 15280
Comentários
Postar um comentário