Crise financeira do Estado pauta encontro dos deputados do PSDB com o senador Anastasia
![]() |
Crédito da foto: Luís Gustavo Machado | Bancada PSDB |
Os deputados tucanos lembraram os alertas feitos pela assessoria técnica do PSDB ao longo do governo de Tarso Genro (PT), referentes à gestão irresponsável no âmbito das finanças públicas. Os parlamentares resgataram, ainda, as medidas adotadas pela gestão da governadora Yeda Crusius, enfatizando que o modelo adotado na época teve como base exemplos verificados no governo tucano de Minas Gerais.
Anastasia coordenou o grupo técnico que promoveu o ajuste fiscal no Estado mineiro na primeira gestão do então governador Aécio Neves. O senador sucedeu Aécio no comando do governo de Minas e aprofundou o ajuste fiscal que proporcionou a modernização da gestão, o equilíbrio entre receita e despesas, o superavit nas contas públicas e a retomada da capacidade de investimento do Estado.
O Fórum
As medidas adotadas na reforma implementada em Minas Gerais foram expostas por Anastasia, durante o painel "As Reformas e os Estados", no Fórum dos Grandes Debates. Ele falou sobre a necessidade de se inovar, investindo numa gestão focada no cidadão.
Para o senador, deve haver uma descentralização de recursos tributários que hoje estão concentrados na União. "A concentração federal asfixia Estados e Municípios, deixando-os sem recursos para investir em serviços básicos de qualidade", observou.
Anastasia afirmou, ainda, que toda a reforma precisa de um bom planejamento e que, para a boa administração, recursos não são tudo. "Qualidade do gasto, isto sim, é fundamental", concluiu.
Texto: Luís Gustavo Mmachado (Jornalista MTE - 15280)
Comentários
Postar um comentário