Frente parlamentar de Zilá integra conhecimento entre instituições de pesquisa agropecuária
![]() |
Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS |
A parlamentar adiantou que a Frente deve realizar sua última audiência pública dia 7 de novembro, na sede do IRGA, em Cachoeirinha. “Esse será nosso último encontro em 2016. Nas audiências anteriores buscamos estabelecer um canal de comunicação entre as diferentes instituições de pesquisa e procuramos sensibilizá-las sobre a necessidade da troca de informações e do acesso aos produtores”, explicou.
Segundo Zilá, a Frente está colocando em evidência as pesquisas no Estado, assim como destacando a importância dos órgãos que atuam nessa área. A deputada aproveitou a oportunidade para relatar visita que fez na Mostratec, em Novo Hamburgo, nesta semana, para conhecer os trabalhos desenvolvidos por estudantes nas mais diversas áreas, como informática, produção de grãos e produtos orgânicos, além de experiências de preservação ambiental. “Verifiquei projetos inovadores que estão sendo compartilhados entres as escolas de 90 países participantes”, ressaltou.
Conforme Zilá, o avanço das pesquisas escolares não encontra ressonância nos espaços institucionais, resultando no isolamento dos trabalhos acadêmicos, prejudicando as pequenas propriedades rurais, que seguem utilizando técnicas rudimentares, quando poderiam experimentar novas tecnologias na produção. “Deve haver integração entre as escolas e as empresas de pesquisa para dar seguimento ao empenho dos estudantes, valorizando as escolas técnicas”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário