Projeto do GT da Matriz Produtiva dos Biodigestores, conduzido por Zilá, é apresentado ao governo
![]() |
Crédito da foto: Bethania Haas Loblein |
O documento conceitual é uma proposta preliminar de um projeto de fomento à matriz produtiva do biodigestor como fator de sustentabilidade e desenvolvimento regional, integrando ações de políticas de desenvolvimento agrícola, proteção ambiental, energias alternativas, geração de renda e fixação do homem no campo, com nuances no associativismo, cooperativismo, política de incentivos e o combate às desigualdades regionais."Os biodigestores utilizam a tecnologia que possibilita transformar os dejetos de animais em biofertilizantes para serem usados nas lavouras e na produção de biogás, fonte de energia limpa", explicou Zilá.
O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, acompanhou a apresentação do documento conceitual. Redecker esteve recentemente no comando da Secretaria Estadual de Minas e Energia e atuou na promoção de energias renováveis. Ele conduziu a elaboração do Plano Energético do RS e o Atlas Biomassas quando era secretário.
Zilá disse que o trabalho iniciado pelas entidades de pesquisa para o incentivo da geração de energia e biofertilizantes a partir de dejetos está apenas no começo. "Temos um longo caminho para percorrer agora que finalizamos o documento conceitual do projeto. Buscaremos parcerias, tecnologias e orientações para que os nossos pequenos produtores rurais invistam em energia renovável e biofertilizante", concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)
Comentários
Postar um comentário