Adilson Troca entrega Medalha da 54° Legislatura ao cantor Gaúcho da Fronteira
![]() |
Crédito da foto: Gilberto Machado |
Adilson Troca destacou o papel do Gaúcho da Fronteira na propagação da cultura popular do Rio Grande do Sul. Para o deputado, o cantor é uma das referências mais importantes no meio artístico tradicionalista e merecia o reconhecimento do Parlamento. “Precisamos valorizar nossos artistas”, enfatizou.
Na década de 1980, o Gaúcho da Fronteira ganhou notoriedade no Brasil com suas canções bem-humoradas e dançantes. A partir dos anos de 1990, o artista se dedicou a outras manifestações musicais tradicionalistas, lançando em 1999 o CD Forronerão, ao lado do grupo Brasas do Forró, unindo o folclore brasileiro de um extremo a outro do país.
Nascido no Uruguai, em 1947, o cantor cresceu em Santana do Livramento, cidade gaúcha na fronteira, onde começou a tocar violão, acordeão e bandoneón desde a infância. Em 1975 gravou o primeiro LP solo e se firmou como representante da música tradicionalista dos pampas. Entre seus grandes sucessos estão “Forronerão”, “Vanerão Sambado” e “Nhecovari Nhecofum”.
A Medalha da Legislatura é regida pela Resolução de Mesa 942/2009 e tem limite de uma honraria por semestre, de forma não cumulativa. A escolha dos agraciados é de responsabilidade dos parlamentares e aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia.
![]() |
Divulgação |
Comentários
Postar um comentário