Deputada Zilá faz um balanço da Comissão de Saúde e destaca audiências públicas e visita à mina de carvão

Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS
No primeiro semestre de 2019, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realizou 17 reuniões ordinárias e oito audiências públicas. Também fez visita técnica a uma mina de carvão, instalou duas subcomissões – sobre a situação das barragens e dos aterros sanitários – e recebeu a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em reunião ordinária.

Duas audiências públicas discutiram os riscos representados pelas barragens localizadas no estado. As demais abordaram a construção de aterros sanitários no município de Viamão, a atuação de organizações sociais na área da saúde, a aplicação indevida do herbicida 2.4 D, a situação dos pacientes de doenças raras, a possibilidade de faltar soro antiofídico para a população e as condições da câmara fria do Departamento Médico Legal.

Em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizaram visita técnica a unidades da mineradora Copelmi, em Butiá. Os deputados conheceram as instalações e experiências da empresa responsável pelo projeto da Mina Guaíba, a ser implantada entre Eldorado do Sul e Charqueadas, dentro do projeto do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, com previsão de atrair 4 bilhões de dólares em investimentos.

Em expedição a cava aberta, Zilá disse que chamou a atenção a forma como os espaços onde haviam sido abertas as cavas foram reconstruídos. “Pelo que pudemos ver, houve recuperação ambiental 100% sustentável, tendo em vista que os materiais retirados sobre o mineral foram repostos na mesma ordem em que estavam naturalmente”, observou na ocasião... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental