Projeto de Neri, o Carteiro, que estabelece atendimento prioritário para pacientes com diabetes é aprovado

O Projeto de Lei 139/2019, que visa estabelecer prioridade no atendimento para pessoas com diabetes em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e outros locais similares, foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (25), em sessão plenária da Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB). A matéria segue agora para sanção do governador Eduardo Leite.

O projeto determina que os pacientes diabéticos terão atendimento prioritário ao realizarem exames que necessitam de jejum. Para usufruir desse benefício, os pacientes devem informar sua condição ao marcar os exames e comprovar com laudo médico no momento do atendimento. “A medida é essencial para evitar os riscos do jejum prolongado, que pode causar hipoglicemia em pacientes diabéticos, resultando em desmaios, tonturas, fraqueza e até óbito”, destacou Neri, o Carteiro.

No Brasil, existem 14,3 milhões de diabéticos, com mais de 700 mil casos no Rio Grande do Sul. O controle rigoroso do diabetes exige mudanças contínuas no estilo de vida. O reconhecimento internacional da importância dessa condição é destacado pelo Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

Foto: Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental