Kaká D’Ávila protocola projeto que leva cultura Hip-Hop às escolas estaduais
O deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza a criação do programa “Hip-Hop nas Escolas” na rede estadual de ensino. A iniciativa busca inserir elementos da cultura Hip-Hop no ambiente escolar, promovendo arte, cultura e educação de forma integrada. A proposta está em tramitação e, nos próximos dias, entrará na pauta de distribuição para relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Kaká D’Ávila explicou que o projeto prevê a realização de atividades como aulas de rap, grafite e breakdance, além de oficinas, debates e cursos de seis meses sobre a história do movimento e sua relação com a economia criativa. Segundo o texto, a Secretaria de Estado da Cultura será responsável pela seleção e contratação dos oficineiros, priorizando integrantes de rodas culturais e outros movimentos cadastrados.
Entre os objetivos do programa estão o estímulo ao interesse artístico dos estudantes, a redução da evasão escolar e o fortalecimento da Lei Federal nº 10.639/2003, que estabelece o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, a proposta prevê a realização de batalhas educacionais de rima, abordando temas do cotidiano escolar. “A cultura Hip-Hop já faz parte do dia a dia dos jovens. Queremos trazer esse movimento para dentro das escolas como ferramenta de educação, inclusão e transformação social”, concluiu Kaká D’Ávila.
Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)
Foto: Sabra | Sociedade Artística do Brasil
Comentários
Postar um comentário