Lei de Pedro Pereira garante atenção às mulheres detentas em processo de ressocialização
No mês dedicado às mulheres, uma importante conquista para a ressocialização feminina no sistema prisional do Rio Grande do Sul ganha destaque. Aprovada, por unanimidade, no ano passado na Assembleia Legislativa, a lei de autoria do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) que institui a Política de Albergues Prisionais para Mulheres busca garantir melhores condições para as detentas que cumprem suas penas e necessitam de suporte para reintegração social.
A iniciativa prevê a implantação de unidades com estrutura adequada para oferecer alimentação, assistência social, serviços médicos, orientação jurídica e capacitação profissional. Segundo Pedro Pereira, a medida é essencial para minimizar os impactos da superlotação dos presídios e proporcionar às detentas condições dignas para sua recuperação e reinserção na sociedade.
"A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal reconhece a constitucionalidade de leis como essa, que garantem a dignidade da pessoa humana e estabelecem políticas públicas fundamentais", concluiu o deputado.
Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)
Foto: Raul Pereira | Agência AL/RS
Comentários
Postar um comentário