Neri, o Carteiro, e Delegada Nadine reforçam a necessidade de políticas públicas para mulheres na menopausa e no climatério

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu, na última quarta-feira (19), uma audiência pública para debater os desafios e necessidades das mulheres no climatério e na menopausa. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, deputado Neri, o Carteiro (PSDB), e contou com a participação de especialistas, representantes de serviços de saúde, entidades de defesa dos direitos das mulheres e parlamentares.

Durante a audiência, foram levantadas demandas como a necessidade de exames e diagnósticos específicos, tratamento adequado e individualizado, acesso gratuito à terapia hormonal e maior disseminação de informações sobre essa fase da vida das mulheres. Uma das principais novidades anunciadas foi a inclusão do climatério no Programa Ser Mulher, do governo estadual, que ampliará o acesso a serviços especializados de saúde para essa população.

No mesmo sentido, a deputada Delegada Nadine (PSDB) apresentou um projeto de lei de sua autoria que busca estabelecer a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A proposta tem como objetivo humanizar o atendimento e garantir medidas que vão desde o acesso a serviços de saúde especializados até campanhas educativas para combater a desinformação e o estigma sobre o tema. O projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo Nadine, aproximadamente 8% da população feminina brasileira enfrenta desafios decorrentes das mudanças hormonais, o que impacta diretamente a qualidade de vida dessas mulheres. "Queremos garantir mais dignidade e atenção à saúde dessas mulheres, oferecendo suporte e soluções concretas para minimizar os efeitos dessa fase", destacou a deputada. Para Neri, o Carteiro, com os encaminhamentos da audiência e o avanço do projeto de lei, a expectativa é que o tema ganhe mais visibilidade e que sejam implementadas ações efetivas para melhorar a qualidade de vida das mulheres no climatério e na menopausa.

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)

Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental