PSDB avança com novas leis em defesa das mulheres na atual legislatura no Parlamento gaúcho

A atuação dos deputados do PSDB na atual legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tem ampliado conquistas para as mulheres gaúchas, complementando ações iniciadas por parlamentares tucanos em mandatos anteriores. As propostas aprovadas reforçam a luta contra a violência de gênero e garantem avanços na área da saúde feminina.

Uma das principais iniciativas do deputado Neri, o Carteiro, é a lei que instituiu o Agosto Lilás no Calendário Oficial do Estado. O mês será dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, promovendo ações informativas sobre direitos, serviços de apoio e incentivo à denúncia. A data faz referência à Lei Maria da Penha, marco na proteção das mulheres no Brasil.

Já a deputada Delegada Nadine aprovou importantes leis voltadas à segurança e saúde das mulheres. Entre elas, a consolidação da legislação contra a violência de gênero, garantindo maior proteção às vítimas. Outra medida de sua autoria tornou obrigatória a realização de exames genéticos pelo SUS para mulheres com risco de desenvolver câncer de mama, além da criação do programa de navegação para pacientes com neoplasia mamária, facilitando o acompanhamento e o acesso ao tratamento.

A deputada também liderou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Feminino e da Força da Mulher Gaúcha, com foco na ampliação das oportunidades femininas no mercado de trabalho. Além disso, tem em tramitação um projeto que propõe a criação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e Menopausa, reforçando o compromisso com o bem-estar feminino.

Para o líder da bancada tucana, deputado Professor Bonatto, as novas leis e iniciativas refletem o compromisso do PSDB com políticas públicas eficazes, que garantam mais segurança, saúde e igualdade para as mulheres gaúchas. “As proposições dão continuidade a um histórico de conquistas promovido pelo partido no Parlamento”, concluiu.

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)

Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Aprovado projeto de Kaká D’Ávila que amplia serviços da FGTAS/SINE aos desempregados

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental