Delegada Nadine homenageia os 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar

Em sessão solene realizada nesta terça-feira (21), a deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) conduziu o Grande Expediente da Assembleia Legislativa em homenagem aos 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). A parlamentar destacou a presença de ex-comandantes da corporação e de bombeiros e bombeiras que lotaram as galerias da Casa, exaltando a trajetória da instituição, marcada pela coragem, resiliência e compromisso com a vida. “A história dos bombeiros se confunde com a dos gaúchos, pela garra e pelo espírito farrapo que corre nas nossas veias”, afirmou. 

Durante o pronunciamento, Nadine relembrou momentos decisivos da história do CBMRS, como a Emenda Constitucional 67/2014, que garantiu autonomia à corporação após décadas de reivindicações — iniciativa que contou com a articulação do deputado Pedro Pereira (PSDB). A deputada também ressaltou o avanço na formação técnica, com a criação do primeiro Curso Superior de Bombeiros Militar, em 2021, e o fortalecimento da estrutura operacional, que hoje conta com 3.100 homens e mulheres atuando em 98 municípios, em 15 batalhões e 132 unidades. 

A parlamentar ainda destacou o protagonismo feminino crescente dentro da corporação, citando conquistas históricas, como as da Capitã Miriam Ines Selch, primeira mulher piloto de helicóptero do CBMRS, e da Tenente-Coronel Sulenir Abreu da Rosa, primeira mulher a comandar um batalhão. Ao encerrar sua fala, Delegada Nadine ressaltou o papel essencial dos bombeiros nas recentes catástrofes climáticas que atingiram o Estado, reafirmando a admiração e o respeito do povo gaúcho pela corporação: “Homens e mulheres que vivem o lema de salvar, salvar, sempre salvar”. 

APARTE DA BANCADA 

Nos apartes, o deputado Pedro Pereira falou em nome da Bancada do PSDB, destacando o simbolismo da data e a importância da corporação para a sociedade gaúcha. “Com orgulho, celebro os 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar do RS — instituição símbolo de coragem e compromisso com a vida. Há 12 anos, a desvinculação da Brigada Militar, proposta de minha autoria e construída em parceria com a corporação e o governo da época, garantiu autonomia e modernização à instituição. Hoje, vemos um Corpo de Bombeiros mais forte, valorizado e preparado para servir os gaúchos. Parabéns aos nossos heróis de farda”, afirmou. 

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (15280) 

Fotos: Agência AL/RS 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental