Assembleia concede título de “Deputado Emérito” ao ex-parlamentar Adilson Troca nesta quarta-feira (26)

Para reconhecer sua trajetória de pioneirismo, dedicação e compromisso com o serviço público, a Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (26), às 14h, sessão solene para conceder o título de “Deputado Emérito” ao ex-parlamentar Adilson Troca (PSDB). A proposta, apresentada pela Bancada do PSDB, homenageia um dos parlamentares mais respeitados da história recente do Legislativo gaúcho.

Natural de Rio Grande, Adilson Troca construiu uma sólida carreira política, marcada desde o início pelo protagonismo. Em 1988, poucos meses após a fundação do PSDB, foi eleito o primeiro vereador do partido no Sul do Brasil. Também atuou como vice-prefeito e secretário de Obras do município, acumulando experiência na administração pública local.

Em 1998, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, cargo que ocupou por cinco mandatos consecutivos, até 2018. Durante sua trajetória na Assembleia Legislativa, exerceu funções estratégicas, como a liderança da bancada do PSDB e a relatoria das leis orçamentárias no governo de Yeda Crusius. No Executivo estadual, foi secretário do Meio Ambiente no governo Germano Rigotto, com forte atuação em políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Adilson Troca é autor de 26 leis estaduais, muitas delas com grande impacto social. Entre as principais iniciativas legislativas, destacam-se a certificação de produtos agrícolas, o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, o parcelamento do IPVA em atraso, medidas de prevenção ao HIV e combate às drogas nas escolas, além da gratuidade do teste do pezinho e da política de desenvolvimento sustentável da pesca.

Outra marca de sua atuação parlamentar foi a defesa da vida por meio do incentivo à doação de órgãos. Entre 2005 e 2018, presidiu a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, contribuindo para que o Rio Grande do Sul alcançasse avanços significativos nos índices de transplantes, fruto da articulação entre o Poder Público e entidades especializadas.

Para o líder da Bancada do PSDB, deputado estadual Professor Bonatto, a Assembleia presta uma homenagem a um parlamentar cuja atuação foi pautada pelo compromisso com a sociedade gaúcha e pela valorização da política como instrumento de transformação e justiça social. “Estamos prestando uma justa homenagem. Adilson Troca já está na história do nosso Parlamento”, concluiu.

Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)

Foto: Beto Boca/Divulgação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de pesar

NOTA DE PESAR

Kaká D’Ávila protocola projeto para incentivar o empreendedorismo no ensino fundamental