Governo Tarso responde por boa parte dos prejuízos no campo

Foto: Marielise Ferreira/
Zero Hora/Ag. RBS
A ausência de ações preventivas por parte do governo Tarso para minimizar os efeitos da estiagem reflete diretamente nas perdas significativas vistas no campo. A seca que os gaúchos estão acompanhado já pode ser percebida nos levantamentos que projetam a movimentação da economia para 2012. Pelo menos um terço da produção agrícola foi perdida até o momento. Isso representa um prejuízo superior a R$ 19 bilhões ao Estado. Esses dados foram divulgados pela Federação da Agricultura do RS (Farsul) e preocupam os parlamentares que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa.

Os deputados tucanos estão monitorando as medidas emergenciais coordenadas pelo governo do Estado. Tanto a liberação de recursos como o trabalho de recuperação das áreas mais afetadas pela seca estão sendo acompanhados pelos parlamentares.

“Diante do quandro encontrado em diferentes regiões do Estado, é inevitável questionar a falta de planejamento no âmbito da prevenção”, afirmou o líder da Bancada do PSDB, Jorge Pozzobom. O deputado lembrou que o governo Tarso acabou com a Secretaria da Irrigação, criada durante a gestão da governadora Yeda Crusius, e paralisou obras importantes que poderiam atenuar o problema, como a construção de duas novas barragens. Os petistas também acabaram com outros investimentos voltados ao uso da água na agricultura.

Luís Gustavo Machado – Jornalista (DRT/RS 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato