Estiagem no RS reduz safra nacional de grãos

Foto: Diego Vara/Ag. RBS/Folhapress
A Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa está de olho nos indicadores apontados na matéria do Jornal do Comércio, publicada nesta sexta-feira (10), sobre os efeitos da estiagem na economia nacional. Mais uma vez fica evidente a ausência de ações preventivas por parte do governo Tarso Genro. Leia trecho do texto contendo dados relevantes:

Problemas regionalizados como a estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina afetaram a produção das lavouras de soja, milho e trigo. A quebra na produção de milho no Rio Grande do Sul supera os 40% e, em Santa Catarina, 35%. A situação agrícola foi apresentada durante o quinto levantamento da safra 2011/2012 de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira.

De acordo com dados da Superintendência da Conab no Rio Grande do Sul, a produção gaúcha no período deve ficar em 21,7 milhões de toneladas, uma redução de 24,4% em relação ao volume colhido em 2010/2011, que foi de 28,8 milhões de toneladas. As maiores perdas são verificadas nas lavouras de milho, com recuo de 44,8%, passando de 5,7 milhões de toneladas para 3,1 milhões de toneladas. Em seguida aparece a soja, que segundo a Conab, deve apresentar quebra de 28,9%, passando de 11,6 milhões de toneladas produzidas para 8,2 milhões de toneladas. O feijão primeira safra também apresenta prejuízo, com redução de 27,2 no volume produzido, saindo de 94,9 mil toneladas para 69 mil toneladas. Com isso, a expectativa é que o Estado responda por 13,9% da produção nacional de grãos estimada de 157,2 milhões de toneladas.

Jornal do Comércio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato