Homenagem aos 55 anos da Unijuí

Grande Expediente em homenagem à Unijuí.
Foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
O período do Grande Expediente da sessão desta terça-feira (28) foi de homenagem aos 55 anos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Ao iniciar seu discurso, a proponente, deputada Zilá Breitenbach, disse estar muito orgulhosa de poder prestar a homenagem, sendo ex-aluna da instituição.

Ela ressaltou a importância da implantação do ensino superior na região em 16 de março de 1957, com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, que deu origem à universidade. Atualmente, a Unijuí oferece 33 cursos de graduação e 9 cursos na modalidade de ensino à distância, atendendo mais de 10 mil alunos. Possui um quadro de 400 professores e 555 técnicos, mais de 220 laboratórios e 120 projetos de pesquisa em andamento.

Histórico

Zilá lembrou da mobilização da comunidade de Ijuí, juntamente com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, para implantação do ensino superior na região, iniciada na década de 50. “A convergência desses fatores foi fundamental para a criação da Associação Ijuiense Pró Ensino Superior em 1956 e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí em 1957, através do Decreto 40936”, citou.

A parlamentar destacou a importância da criação da faculdade que, por meio dos cursos na área de Educação, buscou a formação de professores que, até então, na sua maioria, não tinham formação superior. Ela também falou do envolvimento da comunidade. “O volume de novas demandas por cursos superiores fez com que a instituição, apoiada até então pela Sociedade Literária São Boaventura, exigisse nova mantenedora”, contou... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato