Mais investimentos em prevenção contra estiagens

Zilá Breitenbach, 
1ª vice-presidente 
do parlamento
A descontinuidade de ações de prevenção no âmbito da irrigação no Estado foi lembrada pela deputada e 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Zilá Breitenbach, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (7). A parlamentar do PSDB lamentou o fim de iniciativas estabelecidas ao longo do governo Yeda Crusius. Ela citou como exemplo a ausência de recursos para a construção de cisternas e a distribuição de funções específicas da extinta Secretaria da Irrigação para diferentes pastas, que não tratam do tema como prioridade.

“A seca está afetando a produção de grãos e, consequentemente, refletindo em outros setores da cadeia produtiva no campo. Sem milho não alimentamos direito os animais. Isso baixa a produção de leite, por exemplo, elevando os preços ao consumidor”, destacou Zilá. A deputada disse que nos municípios da Região Celeiro do Estado a situação é crítica no que se refere as perdas econômicas com a estiagem.

Zilá fez um apelo aos governos estadual e federal quanto à promoção de ações em prevenção. “Vamos nos apropriar de estudos na área da irrigação, investir mais em pesquisas, utilizar os recursos, que tanto Tarso como Dilma alegam existir, para minimizar os efeitos de futuras estiagens”, observou.

Luís Gustavo Machado - Jornalista (DRT/RS 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato