Impasse para pagar o piso no RS


Para cumprir a lei do piso nacional do magistério, o governador Tarso Genro terá que mudar o plano de carreira dos professores gaúchos. Isso está sendo cogitado por integrantes do primeiro escalão do Palácio Piratini. Cabe ao Executivo apresentar uma proposta para reestruturação do sistema de remuneração e progressão do quadro efetivo de docentes da rede pública estadual.

O PSDB vem alertando que o impasse relativo ao piso no Estado não se limita apenas a alteração do índice de reajuste anual previsto na legislação federal (custo/aluno do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb). Ao contrário do que afirma do governo, a saída não está na troca do Fundeb pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mas na formatação da carreira, que impõe limitações financeiras ao RS. Atualmente, a folha da rede estadual possui cerca de 150 mil vínculos entre professores ativos e inativos.

Agora, basta saber qual será o projeto de reformulação do plano de carreira que a administração petista vai apresentar. Os deputados tucanos na Assembleia Legislativa estão de olho nos passos do governo Tarso.

Luís Gustavo Machado - Jornalista MTB 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato