Aprovado relatório da CPI do Arroz

Crédito da foto: Marcos Eifler | Agência AL/RS
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Arroz, presidida pelo deputado Jorge Pozzobom, na Assembleia Legislativa, chegou ao seu momento mais esperado nesta quarta-feira (23). Por unanimidade, foi aprovado o relatório final da CPI apresentado pelo deputado Marlon Santos (PDT). Entre os encaminhamentos estão a necessidade da adoção de medidas, por parte dos governos Federal e Estadual, para tornar a produção gaúcha mais competitiva. Atualmente, o Estado é responsável por aproximadamente 65% do total de grãos do país.

O relatório prevê, ainda, o envio de queixa-crime ao Ministério Público contra bancos que praticam a chamada “reciprocidade” ao oferecer empréstimos aos produtores. O texto também aponta o indiciamento judicial do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no biênio 2009/2010, Dirceu Raposo de Mello, e do presidente do Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas, Jairton Krüger Russo.

Segundo Pozzobom, o relatório será enviado ao Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, indicando a necessidade de ampliar a efetividade das barreiras fitossanitárias “Amostras da Anvisa indicam resíduos de agrotóxicos não registrados e com potencial cancerígeno”, alertou. Para o deputado, o texto final da comissão também poderá orientar o Ministério quanto a adoção de políticas de preço mínimo ao produtor, beneficiando o setor produtivo gaúcho. O relatório segue para votação em plenário dentro de 15 dias... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato