Deputado questiona novas medidas para emissão de LIT a caminhões e ônibus

Pedro Pereira cobra revisão das medidas aprovadas
pelo Conselho de Tráfego do Daer
O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) manifestou preocupação com o impacto das novas exigências para emissão de Laudo de Inspeção Técnica (LIT) de veículos de fretamento e turismo (caminhões e ônibus). As medidas foram aprovadas pelo Conselho de Tráfego do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O parlamentar se reuniu com representantes do setor durante roteiro pela Região Sul do Estado. Pereira ouviu relatos dos proprietários de oficinas mecânicas credenciadas pelo Daer para emissão do LIT.

Desde 1º de junho, o documento emitido pelas oficinas deve apresentar decalque do chassi, fotografia dianteira e traseira do veículo, vista ambiental do local da inspeção digitalizada com resolução suficiente para leitura de todos os dados, fotografia da placa, documento do responsável técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Além disso, a partir de janeiro de 2013, a inspeção deverá ser aferida pelo Inmetro.

O deputado explica que para implementação das novidades, as oficinas estão sendo obrigadas a investir em equipamentos com um custo muito elevado. “O problema não está diretamente nas novas exigências. A grande dificuldade ficou por conta do prazo para o cumprimento das determinações e o custo para adequação do serviço”, avaliou. Pereira defendeu a revisão das normas, levando em consideração a realidade dos estabelecimentos credenciados. Atualmente, estão em operação mais de 200 oficinas em todo o Estado.

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTB 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato