Raio-X do maior esquema de corrupção da República

José Dirceu, braço direito de Lula
Encerramos a série de posts sobre o escândalo do “Mensalão” do governo Lula fazendo um raio-X do maior esquema de corrupção da história da República. Fizemos um resumo para fixar os principais pontos que serviram de objeto para o processo que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Também procuramos apontar os nomes dos envolvidos no caso. Destacamos, ainda, a conexão gaúcha do “Mensalão” e o destino dos recursos canalizados para o Estado por meio do “Valerioduto”. Confira:

  • O escândalo estourou em 2005, quando o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) chocou o país ao revelar a existência de um sistema de compra de parlamentares para votar matérias de interesse do governo Lula.
  • O “Mensalão” teria sido arquitetado durante as eleições de 2002, que deu a vitória a Lula, e passou a ser executado em 2003.
  • Segundo a denúncia do MP, a quadrilha estava estruturada em três grupos: o núcleo político-partidário (José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno), o publicitário (de Marcos Valério) e o financeiro (bancos BMG, Rural e Banco do Brasil).
  • O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi apontado pelo Ministério Público como “chefe da quadrilha”. Dirceu comandava as operações para financiar acordos políticos com líderes partidários. Jefferson denunciou que o esquema envolvia PP, PL, PMDB, PTB e o próprio PT.
  • As empresas do publicitário Marcos Valério eram a fonte principal do “Mensalão”. As agências arrecadavam milhões de reais em contratos suspeitos com empresas privadas e estatais e repassavam os recursos para os “Mensaleiros”.

NO RIO GRAN DO SUL

  • Os três integrantes do PT-RS foram apontados no esquema do “Mensalão”. São eles: Marcos Fernando Trindade (responsável por transportar o dinheiro), David Stival (ex-presidente do partido) e Marcelino Pedrinho Pies (ex-tesoureiro).
  • Os recursos destinados ao PT gaúcho serviram para pagar dívidas geradas durante a campanha eleitoral de 2002, quando o governador Tarso Genro concorreu pela primeira vez ao Palácio Piratini.

Bancada do PSDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato