“O mundo precisa do Brasil para comer”, diz Pratini de Moraes

Ex-ministro ressalta que o agronegócio ainda é o salvador da pátria para a economia brasileira.

Crédito da foto: Galileu Oldenburg | Agência AL/RS
A radiografia da agropecuária do Rio Grande do Sul foi a pauta da palestra do ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, realizada nesta quinta-feira (12), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A atividade, organizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, reuniu representantes do setor e parlamentares identificados com o tema.

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, destacou o papel de Pratini nos rumos que a agricultura brasileira tomou nas últimas décadas. Redecker lembrou que foi durante gestão de Pratini no Ministério da Agricultura do governo Fernando Henrique Cardoso que ocorreu uma abertura maior do mercado internacional para a produção do país. “Sabemos que o superávit primário que o Brasil vem obtendo se deve aos resultados da agropecuária”, explicou.

Para Pratini, a demanda global por alimentos está colocando o país numa posição privilegiada no âmbito da produção agrícola e pecuária. “O mundo precisa do Brasil para comer”, resumiu. O ministro destacou os setores da produção que estão crescendo e sugeriu que o Estado tem muito a ganhar se souber investir. “O Rio Grande é o quarto Estado no ranking da produtividade no Brasil. Vem caindo, mas ainda está bem. São 3.900 kg/ha área de produção”, apontou. Pratini explicou que o Estado vem perdendo área plantada e produtividade em razão das secas recentes.

Ao encerrar, o ex-ministro apresentou dados que demonstram a importância do agronegócio para a balança comercial brasileira. “O agronegócio ainda é o salvador da pátria e isso deve ser considerado no momento de renegociação de dívidas de produtores”, concluiu.

Luís Gustavo Machado – Jornalista MTB 15280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato