Plano Real completa 18 anos

Fernando Henrique Cardoso, o mentor do Plano Real.
O Plano Real, que neste domingo (1º) completou 18 anos, revolucionou a economia brasileira. Acabou com a inflação, fez com que o Brasil recuperasse crédito para investir e, o mais importante, contribuiu para melhorar a qualidade de vida e o poder de compra dos cidadãos. A inflação passou de 2.477,15% para 2,2% ao ano (1993 e 2009). A proporção de pobres na população brasileira, que era de 33,4% , passou para 25%. Especificamente da classe E, a redução foi de 50%.

Em números absolutos, a redução da quantidade de pobres foi de 13 milhões. Esse foi o total de pessoas que deixaram a linha da pobreza entre os meses que antecederam a criação do plano e outubro de 1996. Os cidadãos consumiram 60% mais alimentos nos primeiros anos, não somente nos produtos de primeira necessidade. Os supermercados, nos primeiros 26 meses do real, registraram crescimento de 45% nas vendas a varejo. Como comparação, o crescimento do PIB no período foi de 11%.

Em 1996, a renda de 10% das camadas mais carentes da sociedade teve aumento de 27%. Antes de o Brasil celebrar o crescimento da classe C, o país acompanhou a inclusão das classes D e E na sociedade de consumo. A simples queda da inflação fez com que a renda desse grupo subisse 28%... Leia mais

Comentários

  1. O melhor Plano econômico que apareceu desde que me conheço por gente. Que saudade do ex-presidente Fernando Henrique! E também do presidente Itamar Franco, pois foi durante o governo dele que foi implantado o Real.

    Maria Machado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato